28251666775

1152 palavras 5 páginas
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
Programa Darcy Ribeiro
Disciplina: História da Química
Professor: Rusbene Bruno
Acadêmica: Lucélia Ribeiro da Silva Neves

A Alquimia

A alquimia surgiu por volta do século III a.C. em Alexandria era uma ciências que envolvia técnicas, praticas, conhecimentos empíricos, segredos, superstições e magia. Por exigir constante manipulação de materiais aproximava-se muitas vezes de experimentação cientifica. Eram dois os principais objetivos dos alquimistas era a transformação de metais comuns em ouro e a descoberta do “elixir da longa vida”
A alquimia está relacionada a transmutação, ou seja a transformação de metais em ouro através da pedra filosofal. Relatos afirmam que os alquimista conseguiram realizar a transmutação. Dentre alguns registros está o de um médico e químico belga Jean Baptiste Van Helmont que não acreditava na possibilidade de transformar metais em ouro, pois para ele a alquimia não tinha fundamento cientifico.
Por volta de 1618 Van Helmont recebeu a visita de um desconhecido que propôs a ele realizar uma experiência, para comprovar a veracidade da transmutação. Então o visitante colocou sobre uma folha de papel, alguns grãos de pó, sobre os quais Van Helmont mais tarde afirmaria, que viu e manipulou a Pedra Filosofal, que tinha a cor de açafrão em pó e era pesada e brilhante como vidro em pedaços.
Ele resolveu realizar o experimento, colocou um pouco mais de 200g de mercúrio em um cadinho e submete-lo ao aquecimento. Embrulhou uma certa quantia da matéria que recebera em um pedaço de papel e jogou no meio do metal líquido, conforme a instrução recebida. Colocou uma tampa sobre o cadinho e aguardou um quarto de hora, depois do que, despejou água sobre o mesmo para terminar de esfriá-lo. Abrindo o cadinho encontrou uma massa de ouro de peso equivalente ao mercúrio utilizado.
Então o próprio Van Helmont, que reconheceu seu erro, e dali em diante passou a acreditava na existência da Alquimia.
No

Relacionados

  • 34995024611
    314 palavras | 2 páginas