26548756648

538 palavras 3 páginas
Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida
Professor (a): Airam
Série: 2º ano “B”
Componentes: Loiane Borges, Manuela, Ícaro, Lucas Yuri, Willian Alves, e Samuel

Analise Crítica

Formosa do Rio Preto – BA
2014
Analise crítica sobre desigualdade social

O que vem a ser desigualdade social? O termo desigualdade significa ato de excluir, afastar ou omitir; quantas vezes não passamos na rua e ignoramos pessoas que estão marginalizadas, crianças que convivem com drogas e pequenos delitos e mães que usam filhos para conseguir algumas moedas? Esse é um dos problemas e dos desafios que são necessários serem enfrentados pela sociedade.
Ser incluído, no entanto, não e apenas um dever do Estado, mas uma necessidade de toda a sociedade. A desigualdade não precisa ser, necessariamente, apenas sobre a condição social, mas pode envolver diversas outros aspectos. A desigualdade é possível reverter as diferenças sociais no Brasil? Nos últimos anos, milhões de brasileiros saíram das classes sociais mais baixas, ascendendo socialmente. Para a construção de uma sociedade mais digna e justa, com pobres.
É importante entender que a desigualdade social no Brasil não e fruto de algo recente, mas sim de um longo processo histórico. Desde a colonização do país, iniciada em 1500, pelos Portugueses, a concentração de riquezas foi amplamente praticada. Terras e os recursos naturais foram entregue a alguns, e tal riqueza foi repassada de geração a geração, sendo mito pouco divida ao longo da história do Brasil, um exemplo são alguns estados do país, que tem as propriedades rurais em mão de poucas famílias.
Tal concentração de riqueza não foi combatida em nenhum momento da nossa história. No Brasil, estima-se que apenas 4% da população brasileira seja muito rica, enquanto 30% vivem abaixo da linha da miséria indicando uma das maiores diferenças sociais do mundo.
Durkhen fala que de acordo com sociólogo Francês a onipotência da exclusão, m

Relacionados