26
RESENHAS BOOK REVIEWS
EPIDEMIOLOGÍA BÁSICA. Beaglehole R, Bonita
R, Kjellström T. Washington DC: Organización
Panamericana de la Salud; 2003. (Publicación
Científica 551).
ISBN: 92-75-31551-5
O texto originou-se da necessidade percebida em muitos países de um texto básico sobre epidemiologia publicado pela Organização Mundial da Saúde
(OMS). Um grande número de epidemiologistas de todo o mundo colaborou na preparação do livro, que foi testado em dez países diferentes antes da publicação da primeira edição em inglês, em 1993.
O livro foi preparado claramente com a idéia de oferecer um texto de apoio para um primeiro curso em epidemiologia. No contexto brasileiro, é um livro para uso na graduação de cursos da área de saúde.
Com menos de duzentas páginas, não tem a pretensão de ser exaustivo do tema, mas sim de introduzir o iniciante nos conceitos básicos da epidemiologia, assim como apresentar sua aplicação em algumas áreas, como na clínica, em questões ocupacionais, ambientais e nos serviços de saúde.
A estrutura do texto, dividido em 11 capítulos, é clara e lógica. A seqüência dos temas também segue uma ordem lógica e um curso pode ser montado em cima do livro seguindo essa seqüência. Os primeiros seis capítulos tratam de conceitos básicos: o que é epidemiologia, medidas de ocorrência e efeito, tipos de estudo, estatística, causalidade e prevenção. Cinco desses capítulos tratam da epidemiologia aplicada a situações mais específicas: doenças transmissíveis, clínica, saúde ambiental e ocupacional e serviços de saúde. O último capítulo versa sobre o aperfeiçoamento do leitor na disciplina, abordando questões como leitura de artigos, preparo de um projeto de pesquisa e indicando outras fontes de informação sobre epidemiologia, seja na forma de cursos, livros ou periódicos. Uma das maiores dificuldades em se preparar um texto introdutório, em que se queira limitar a complexidade e o tamanho, é onde parar. Neste caso, parece-me que decisões acertadas foram tomadas