26.2hiujnjknk

Páginas: 3 (609 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


A Era do Saber em Eventos:
Momento de Aprender, Reaprender e Trocar Experiências

Andréa Nakane

Em estudo histórico é possível detectar que a atividade de eventos acompanha a própriaevolução da humanidade, quebrando paradigmas, paradoxos e arquétipos.
No processo organizacional do período paleolítico – entre 200.000 a 40.000 a.C, os homens organizados em núcleos sociais começarama desenvolver a retórica das festas de confraternização, em que celebravam a vitória da caça de grandes animais, compartilhando o alimento com outras tribos não hostis dos arredores. Eram eventosque, claro, não apresentavam aprofundamento técnico. Ao contrário, o formato instintivo dominava todo o sistema.

Esse comportamento reinou até o momento da cisão com o expertise daqueles queacumularam vivência como mentores criativos e gestores de toda a logística dos eventos em diversos momentos no Antigo Egito, Grécia e Roma Antiga, um panorama que ganha um contingente ainda maior de adeptosa partir da realização das feiras comerciais na Idade Média, que se disseminaram pela Europa e Ásia.

No início do século XIX, em plena ascensão da economia industrial, o segmento de eventos ganhamaior projeção com as novas necessidades mercadológicas e facilidades operacionais e tecnológicas. Os especialistas no assunto começam a ser firmar na sociedade, porém, ainda de forma empírica.

Osprofissionais de áreas como comunicação, administração, marketing, turismo e hotelaria – fontes multidisciplinares da atividade de eventos – formaram o perfil do OPC – Organizador Profissional deEventos. Mas somente na década de 90, o mercado se conscientizou da latente prerrogativa de criar cursos específicos, visando atender ao boom da atividade. Hoje, há inúmeras opções de cursos, além deprojetos de pesquisa acadêmica e a oferta de disciplinas específicas em cursos de graduação.

Tal comportamento do mercado é resultante da elevada exigência profissional do setor, em decadência do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!