2535669845

308 palavras 2 páginas
Curso: Pedagogia Turma: C
Disciplina: Filosofia
Professora: Marina Alvarenga

2º DINÂMICA PRESENCIAL

O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custa da vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Questões para debate:
1 – Quem é o analfabeto político, para Brecht?
2 – Por que o analfabeto político também é responsável pelos problemas sociais?
3 – Qual a relação entre o analfabeto político e a ética?
Respostas:
1 – Para Brecht o analfabeto político são os eleitores que não procuram saber quem são os candidatos e as propostas que eles têm a oferecer a população; e é dever todo cidadão saber política para não fazer besteira nas urnas.
2 – Por causa da sua falta de conhecimento e principalmente interesse pela política, comente muitos erros ao votar em pessoas despreparadas que também não tem conhecimento da mesma, gerando muitos problemas sociais; e esses políticos despreparados aproveitam que a maioria dos eleitores não tem instrução suficiente para saber os seus direitos, e aproveitam para serem corruptos.
3 – Não existe relação entre o analfabeto político e a ética, pois o mesmo vota no escuro sem conhecer, sem participar da política; e para que se tenha ética ele precisa ser um cidadão que exerça corretamente seu direito de voto.

Relacionados