24493900492

502 palavras 3 páginas
Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química
Amanda Porto Neves, Pedro Ivo Canesso Guimarães e Fábio Merço
O objetivo da proposta do artigo é levar uma contextualização do ensino de química para fugir do ensino tradicional, que se baseia na memorização de conceitos, formulas, que acabam por não despertar o interesse dos alunos pela química, por consequência desse tipo de aula é a não formação de alunos críticos que não conseguem relacionar a química com a o seu cotidiano.
O tema que foi utilizado para a contextualização foi os alimentos, que pode ser abordada de diversas formas dentro de sala em uma aula de química, uma delas que é a escolhida pelos autores é a interpretação de rótulos de alimentos.
A rotulagem de alimentos é uma proposta da ANVISA que tem como objetivo promover alimentações saudáveis, mas para isso é necessário que os cidadãos tenham conhecimento para interpretar as informações contidas nos rótulos para servir como ajuda na decisão na escolha de um alimento para suprir as suas necessidades diárias.
Alunos em idade escolar são os principais alvos da obesidade infantil, refeições irregulares ao lado de alimentos calóricos como sanduíches, por exemplo, fazem deles gordinhos em potencial.
O principal objetivo deste conteúdo é oferecer uma educação diferencial, que atende não só o conteúdo escolar, mas ensina para a vida, aliás, este tem sido um papel da escola nos últimos anos.
Os valores nutricionais de alimentos é um assunto que pode ser abordado desde o Ensino fundamental até o Ensino Médio. Se a aplicação for como matéria complementar ao Ensino de Química, uma dica é relacioná-la com o conteúdo de Química Orgânica: compostos orgânicos. A identificação dos grupamentos funcionais presentes na estrutura química dos alimentos (lipídios, proteínas, entre outros).
No Brasil, a rotulagem nutricional de alimentos embalados é regulamentada pela Resolução nº 360 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em conjunto com

Relacionados