238705760159

511 palavras 3 páginas
Teoria Neoclassica
Iniciou-se na década de 1870 e desenvolveu-se nas primeiras décadas do século XX.Os neoclássicos possuíam um raciocino explicito inaugurado por Ricardo,isolavam os fatos econômicos de outros aspectos da realidade socialA abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
Um grande destaque dessa corrente foi Alfred Marshall,que publicou em 1890- Principios de economia que serviu como obra básica até a metade do século XX. A formalização da análise econômica evoluiu muito, principalmente a macroeconomia .O comportamento do consumidor é analizado com profundidade. O desejo do consumidor de aumentar sua utilidade esse satisfazer com o consumo e o produtor de aumentar seu lucro foram a base para esse fato. Com a finalidade de medir o grau de satisfação e de produção do consumidor utilizavam-se as curvas de utilidades.
Surge então dentro deste conceito a análise marginalista que privilegiavam a interação de muitos mercados simultaneamente, enquanto outros previlagiavam aspectos de equilibrilibrio parcial.

Teoria Keynesiana Conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego.Foi John Maynard Keynes(1983-1946) que trouxe a revolução kenesiana,que com a publicação da Teoria Geral do Emprego,dos juros e da Moeda,causou um enorme impacto.Keynes também tinha preocupações com as implicações praticas da teoria econômica.
Na época (1930) a economia mundial atravessava uma grande crise que ficou conhecida como a Grande Depressão. Os países da Europa e Inglaterra passavam por um período de desemprego, e nos Estados Unidos após a

Relacionados

  • 238705760159
    7275 palavras | 30 páginas