23467755432

874 palavras 4 páginas
Prevenção à Poluição A poluição pode ser vista como uma deficiência nos processos e procedimentos industriais durante a transformação e utilização dos recursos naturais, gerando, assim, resíduos de qualquer tipo (sólidos, líquidos ou gasosos) que poderão contaminar o meio ambiente e afetar a vida no planeta.

A prevenção à poluição tem como significado prático a redução da poluição na fonte. A prevenção à poluição é composta de práticas que permitam a redução ou eliminação das substâncias poluentes. Pode-se atuar de forma a aumentar a eficiência de uso das matérias-primas, insumos, energia e água.

Um programa de Prevenção à Poluição (P2) inclui modificações nos equipamentos, processos ou procedimentos, reformulação ou replanejamento de produtos, substituição de matérias-primas e insumos, eliminação de substâncias tóxicas, melhorias nos gerenciamentos administrativos e técnicos da empresa e otimização do uso das matérias-primas, insumos, energia, água e outros recursos naturais.

Programas de Prevenção á Poluição
Em, todo processo produtivo, entra-se comenergia, trabalho e materias-primas, obtendo-se um produto qualquer e residuos que deverão ter um fim adequado e seguro ambientalmente.
Em nosso país, foi apenas recentemente que a questão ambiental se tornou evidente no cotidiano do cidadão comum, talvez pelos diversos desastres ambientais ocorridos e alertas quanto ao rumo futuro do planeta e suas ameaças. Os frequentes vazamentos de óleo combustível e petróleo, a inadequada qualidade do ar das grandes cidades e outros tantos. O programa de prevenção á poluição da CETESB tem por base a redução dos desperdicios e poluentes descartados, a promoção da conservação dos recursos naturais.
Conclusão

O mundo se encontra à beira de um abismo e, no entanto, a solução está bem na nossa frente. E a pior parte é admitirmos que apesar de sabermos todas as possíveis soluções para o mal da Terra, a ganância e a ambição do homem impedem que alguma

Relacionados