2345689401

4118 palavras 17 páginas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL VANTAGEM COMPETITIVVA
Por psicólogo Geofilho Ferreira Moraes
CRP-12/10.011
dData: 02 de agosto de 2011
WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2002.
Comportamento Organizacional e Vantagem Competitiva
No mundo empresarial de hoje, a criação e a sustentação de vantagem competitiva pode significar a diferença entre a vida e á morte de uma organização. Tome como exemplo a Harley-Davidson. À beira da falência em 1985 esta fabricante de motocicletas sediada em Milwaukee agora controla mais de um quinto de todas as vendas nos Estados Unidos Apesar dessa reviravolta bem sucedida o diretor presidente Richard F Teerlink enfrenta ainda a assustadora tarefa de aumentar a produção para atender a uma forte demanda ou assistir as rivais japonesas — Honda Kawasaki e Yarnaha — roubarem clientes com suas Harley covers(1). Novas instalações de projeto e produção devem ajudar, mas a força de trabalho da empresa também precisa tornar-se mais produtiva, caso se pretenda évitár a perda de participação de mercado.
(1) Melchér R. A. Tune-up Time for Harley, Business Weók, 8 de abril de I99 pp. 90 94.
Imagine-se numa situação como a de Teerlink, da Harley. O que você faria para melhorar o desempenho de seus funcionários? Suponha que as avaliações iniciais confirmem que a baixa produtividade se deva a uma fraca motivação dos empregados, e seu chefe lhe peça para solucionar esse problema. Seu futuro na companhia — e talvez o futuro da própria empresa — depende de você poder encontrar uma maneira de melhorar a motivação dos empregados. Para ajudá-lo a decidir o que fazer, você convoca quatro consultorias altamente conceituadas.
Após analisar a situação da companhia, a primeira consultoria afirma que muitos cargos são extremamente simples, monótonos e desinteressantes, e reduzem a motivação.
03
Os trabalhadores ficam tão entediados e ressentidos que há uma queda na

Relacionados