209.836.985-32

3933 palavras 16 páginas
Controle de Qualidade do Carvão ativado

Matéria: Química Dos Alimentos 4º Modulo\Noite Data de Inicio:14\03\13 Data de entrega: 28\03\13 Introdução
Carvão Ativo ou Ativado é um produto quimicamente inerte, usado para a remoção de impurezas dissolvidas nos produtos a serem tratados, e pode ser empregado em pó ou granulado,conforme a conveniência do seu uso. Este produto carbonáceo possui uma estrutura porosa que proporciona uma área superficial interna de, comumente, 600 a 1.200 m²/g. A área é produzida por oxidação e o material carbonáceo desenvolve uma rede porosa que irá reter a substância a ser adsorvida .
Os Carbonos Ativados são fornecidos , principalmente em duas formas físicas: os pulverizados e os granulados. Os pulverizados possuem tamanho predominantemente menor que a malha 80 mesh (ASTM = 0,18 mm de abertura) e os granulados predominantemente maior que a mesma malha. Muitas separações são obtidas pela habilidade de moléculas contidas no fluido aderirem sobre a superfície de um sólido - fenômeno conhecido como adsorção. As aplicações industriais do Carvão Ativado fundamentam-se nesta propriedade, para fase líquida ou gasosa.
Geralmente as impurezas são encontradas em pequenas proporções nos produtos, porém causam odor, cor, gosto e outras substancias indesejáveis. O mecanismo de remoção das impurezas consiste – se na sua adsorsão física pelo Carvão, ou seja, as moléculas das impurezas são atraídas pela porosidade existente no carvão ativado e lá retidas por forças físicas. Assim, após o tratamento os produtos encontram – se purificados e isentos das referidas impurezas.
No caso de uma substituição completa da carga de Carvão Ativado, ora utilizado no tratamento, todas as impurezas retidas pelo Carvão serão removidas junto com o mesmo. De modo geral o CARVÃO ATIVADO, que é uma forma de carbono puro de grande porosidade, apresenta notáveis propriedades atribuídas à sua área superficial. Estas forças físicas que o carbono

Relacionados