Novelle cusine

2131 palavras 9 páginas
Define-se como restaurante o estabelecimento onde são preparadas e servidas refeições mediante pagamento, podendo ser almoço ou jantar.
A origem do restaurante vem da pré-história, onde as trocas de mercadorias entre os povos já somam mais de 10 mil anos. Há mais de 2.000 anos ªC., os Sumérios e os Egípcios já faziam e comercializavam cerveja e vinho. Na cidade Suméria de Ur, os precursores dos camelôs fritavam e vendiam peixes nas ruas. Com a ascensão dos babilônios e posteriormente dos assírios, esse comércio desenvolveu-se em toda a mesopotâmia. Também na América, bem antes do nascimento de Cristo, os incas no Peru, os mais na América Central, os olmecas no México fabricavam e comercializavam comida e bebida as pessoas que por lá circulavam.
Na época do Império Romano nos núcleos urbanos mais desenvolvidos ou nas estradas que os interligavam havia os taverneiros que ofereciam comida e bebida, produzidas por eles mesmos e servidos aos viajantes. Os camponeses e artesões quando iam vender suas mercadorias procuravam por alimentação nestas tavernas, local onde também eram feitas as trocas de montadas para que as pessoas pudessem repousar, alimentar-se e também realizar encontros íntimos com as mulheres da região. As tavernas tiveram seu fim com o Império Romano do Ocidente. Na Idade Média os mosteiros católicos tornaram-se locais onde os viajantes podiam dormir, alimentar-se e tomar vinho, tudo isso em troca de donativos a igreja. Com o renascimento veio a retomada dos centros urbanos e o florescimento do comércio, mesmo assim as feiras da época continuavam comercializando comida e vinho para os viajantes em troca de pagamento.A
Um restaurante é um estabelecimento comercial destinado ao preparo e comerio de refeições, normalmente servindo também todo o tipo de bebidas .Normalmente consiste em uma sala mesas ou um balção onde os clientes se sentam, uma cozinha e outras áreas de serviço. A comida e bebida é servida por garçons (ou empregados-de-mesa) e barmen.

Relacionados