20130818174829fichasociologia comofuncionaasociedade

1662 palavras 7 páginas
NOME:________________________________
_______________________________Nº:____
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSORA: GRASIELA MORAIS
1ª Série do EM
TURMA:______
Data: ____/____/_____

Além disso, para Marx, essas relações não são estáticas. Segundo ele, “as relações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, e modificando o modo de produção, o seu modo de ganhar a vida, modificam também todas as relações sociais”.
Outro autor, o antropólogo Clifford Geertz, defende que os seres humanos são ligados por normas determinadas socialmente. Para ele, os indivíduos tecem teias de significados nas quais eles próprios ficam amarrados. Essas teias seriam a própria cultura, e as Ciências Sociais, desse ponto de vista, seriam as responsáveis pela análise da cultura.

1. AS RELAÇÕES SOCIAIS
Alguns estudiosos definem relação social como a forma assumida pela interação social em cada situação concreta. Assim, um professor tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Duas pessoas em uma operação de compra e venda estabelecem outro tipo de relação social, a relação comercial. As relações sociais podem ainda ser políticas, religiosas, culturais, familiares, etc.
Da mesma forma que a interação social, a relação social tem por base um comportamento recíproco entre duas ou mais pessoas. Nos termos de
Max Weber, essa reciprocidade é dotada de um sentido comum às pessoas envolvidas. Segundo essa definição, as relações de autoridade-obediência, por exemplo, são relações sociais, pois envolvem pessoas que exercem autoridade e pessoas que obedecem, pois aceitam a autoridade reinvindicada pelas primeiras, ou se submetem a ela, às vezes a contragosto. Em uma perspectiva diferente, Karl Marx considerava que as relações sociais eram decorrentes das relações de produção, ou seja, das relações desenvolvidas no processo produtivo, material, da sociedade. Um exemplo típico dessas relações

Relacionados