2010Volume2 CADERNODOALUNO LINGUAPORTUGUESAELITERATURA EnsinoMedio 1aserie Gabarito

4125 palavras 17 páginas
GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 1a série – Volume 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
EXPOSIÇÃO DO FOTOJORNALISMO
“O SABOR DA LÍNGUA PORTUGUESA”

Páginas 3 - 4

Ouça os diferentes pontos de vista a fim de fazer uma avaliação diagnóstica.
Consulte informações adicionais no Caderno do Professor.

Página 5

1.
I.

Reprodução 2 (El Greco)

II. Reprodução 3 (Aleijadinho)
III. Reprodução 1 (Hemessen)

Páginas 5 - 6

1. O poema de Gregório de Mattos apresenta Cristo já crucificado, enquanto as reproduções tratam de Cristo a caminho do Calvário. O fundo de dor e de mistério divino, no entanto, permanece e torna-se uma chave importante para a leitura.
2. Alternativas (a); (c) e (d).

1

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 1a série – Volume 2

Página 6

1. Sugerimos prestar atenção nos dois planos: o menino carregando sisal e a plantação.
Direcionar o olhar do aluno para o trabalho infantil. Pode-se também comparar a fotografia com a imagem clássica de Jesus carregando a cruz.
2.
a) Nos dois temas, apresenta-se uma flagrante injustiça, reforçada pela relação entre o grotesco da cena e a dor expressa no olhar. Nas pinturas e na escultura, Cristo carrega uma cruz; na fotografia, um menino carrega um feixe de sisal.
b) Denuncia-se a injustiça do trabalho infantil, comparando-a à trajetória de Cristo, desde a infância até o sacrifício que fez pela humanidade.

Noticiando a exposição!
Página 7

1. Como explicado no Caderno do Professor: “Observe que uma discussão inicial com seus alunos, antes da leitura do texto, do título, permite valorizar as expectativas que ele gera. Sugerimos que faça isso a partir do título do texto. Desse modo, reforça a importância do título no texto e a necessidade de que as diferentes partes do texto se articulem adequadamente”.
Página 8

3.
a) O termo flashes tanto faz referência à fotografia – muitas vezes tirada com o recurso do flash – como, em sentido figurado, a episódios da história do esporte registrados em fotografias.

Relacionados