Lista Ino1

1305 palavras 6 páginas
1. Um Átomo é a menor partícula capaz de existir de um determinado elemento, quer isoladamente ou em combinação química com outros átomos do mesmo ou de outro elemento.

2. Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo.

3. As partículas fundamentais de que os átomos são compostos são os prótons, elétrons e nêutrons. São diferenciados por seu: Número atômico, Z, o número de prótons no núcleo de um átomo do elemento, que é por sua vez, igual ao número de elétrons situados em torno do núcleo. Número de massa, A, o número total de prótons e nêutrons no núcleo. ?????????????

4. Um composto é formado quando átomos ou moléculas de diferentes elementos se combinam. Em um composto, os elementos estão quimicamente combinados em uma proporção fixa.

5. Todas as substâncias são formadas por átomos
Os átomos de um elemento químico são iguais em todas as suas características Os átomos dos diferentes elementos químicos são diferentes entre si o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível e indivisível. Seu modelo atômico foi apelidado de "modelo atômico da bola de bilhar” e foi baseada nas ideias de Democrito.

6. Utilizando uma ampola de Crookes, isto é, tubos de vidro fechados com um eletrodo positivo e outro negativo, contendo gases a pressões extremamente baixas. Ele submeteu estes gases a voltagens elevadíssimas, desse modo foi possível observar o aparecimento de emissões, que foram denominadas raios catódicos. Em seguida, foi colocado um campo elétrico externo e, por fim, verificou-se que o feixe de raios catódicos era desviado, sempre indo na direção e sentido da placa carregada positivamente. Portanto, estas emissões possuíam cargas negativas. Desse modo, provou-se que, ao contrário do que Dalton havia afirmado, o átomo não era indivisível, pois possuía uma partícula subatômica negativa, que ficou denominada elétron.

7. O Modelo de Thomson era incompleto, pois

Relacionados

  • Tese de doutorado
    34931 palavras | 140 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas