20081223120142 Denise Cardoso INSS Conhecimentos Especificos

4082 palavras 17 páginas
SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO
CONSIDERA-SE:

•A Questão Social como eixo estruturante do Serviço Social, uma vez que este se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.

• Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.

• Na teoria social crítica a questão social é constitutiva do desenvolvimento capitalista, pois ela não se suprime se este se conserva, pois, está enraizada na contradição capital x trabalho

• O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas colocam as necessidades de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. • Mas, mesmo respondendo a uma necessidade social, o que pode ser corroborado pelo número de assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho; pelo fato de que eles, efetivamente, trabalham desenvolvendo ações que tem um produto, produto social com dimensões econômicas e políticas; ainda assim, o Serviço Social mantém, historicamente, o dilema da especificidade profissional. • Especificidade, esta, que é dada pelo objeto profissional. Em termos bastante simples, a questão é: sobre o que trabalha o Serviço Social? A resposta a esta questão responde, também, com qual objetivo trabalha o Serviço Social.

Objeto: da incapacidade individual às determinações estruturais
Em 62 anos, 1937 a 1999, o Serviço
Social realizou uma transformação no interior da profissão. Começou creditando aos homens a “culpa” pelas situações que vivenciavam, e acreditando que uma prática doutrinária, fundamentada nos princípios cristãos, era a chave para a “recuperação da sociedade”.

Chega, em 1999, assumindo uma

Relacionados