20080623 Reformismo E Socialismo

6962 palavras 28 páginas
REFO RM ISM O , SO CIALISM O E
IG UALDA DE

Norberto Bobbio
Tradução: Rodrigo Naves

Quero aproveitar a oportunidade que me deram de apresentar a comunicação introdutória deste congresso para fazer uma exposição analítica e não uma proposta, ou seja, mais uma análise conceitual e de esclarecimento do contexto em que se inscreve o conceito de reformismo do que uma proposta política.
Antes de responder à questão que me foi colocada — por que somos reformistas? —, creio que devo me referir a uma pergunta anterior: em que sentido podemos nos considerar reformistas? Esta questão prévia nasce antes de tudo da observação de que também o "reformismo", como todos os "ismos" políticos (e filosóficos), é um termo de múltiplos significados; e nasce, em segundo lugar, e sobretudo, da constatação de que no âmbito de uma mesma tradição, que é a do pensamento e da práxis socialista, o reformismo de que falamos hoje provavelmente não é o mesmo a que se referiam nossos pais.
Naturalmente estou falando do reformismo socialista, que é aquele que nos interessa. Todos os séculos tiveram seus reformadores religiosos, políticos e econômicos. O conceito de reforma, em sua dimensão religiosa, entrou com força na história européia, antes de ter um sentido político. Os príncipes reformadores do século XVIII foram autores de reformas políticas, mas eram reformas impostas de cima. Quando nós falamos de reformismo, estamos nos referindo a reformas políticas, econômicas ou sociais — não mais religiosas —, e damos como certo que se trata de reformas que procedem de baixo.
12

Este artigo foi publicado na revista Leviatán Nº
23/24, primavera-verão de
1986.

NOVOS ESTUDOS Nº 19 - DEZEMBRO DE 1987

O reformismo socialista traçou o seu caminho e adquiriu seu próprio significado histórico em contraposição à tradição revolucionária do movimento operário. Para que ficasse clara esta contraposição, era preciso que penetrasse na consciência européia a idéia de revolução, entendida como ruptura violenta e

Relacionados