LILIA FIGUEREDO MANU

1671 palavras 7 páginas
CÓDIGO DE MANU

Lília Lima Martins de Figueiredo1
Estefânia Naiara da Silva Lino2

RESUMO
O presente trabalho busca através de pesquisa bibliográfica realizar um breve estudo sobre o Código de Manu, apresentando também uma síntese de como era dividida e estruturada a sociedade. Redigido de forma imaginosa e poética, o Código de Manu se apresenta em forma de versos, segundo os indianos, o código foi inventado por um santo eremita chamado Valmiki, por volta do ano 1300 e 800 a.C. e criado com o intuito de nortear a convivência social.
PALAVRAS-CHAVE: Código de Manu, Casta, Sociedade.

1 INTRODUÇÃO
O Código de Manu é parte de uma coletânea de livros bramânicos atados em quatro livros de doutrinas: o Mahabharata, o Ramayana, os Puranas, e as leis de Manu. O Código de Manu estabelece o sistema de casta para os hindus, e constitui na legislação do mundo indiano. Uma série de valores como verdade, justiça e respeito é apresentado no código, porém a validade dos testemunhos não era a mesma para todas as castas. Existem estudos que indicam que o código era inicialmente composto por mais de cem mil dísdicos, ou grupos de dois versos, porém através de manipulações em diferentes épocas, foi reduzido para facilitar a compreensão integral do texto. Atualmente as edições constam 2685 dísdicos distribuídos em 12 livros.

2 CÓDIGO DE MANU

2.1 Histórico

O código de Manu é o livro sagrado da Índia considerado para os Indus, o mais importante, e é dividido em Leis civis, Moral e Religião. A data de promulgação do Código de Manu, não é certa, sendo datada por alguns estudiosos por volta de 1300 e 800 antes de Cristo, e Manu é visto como oriundo de Brahma, e o mais antigo legislador no mundo. O código de Hamurabi é mais antigo que o de Manu em pelo menos 1000 anos, porém, não é um verdadeiro código, e sim uma coletânea de normas que abrange diversos preceitos e assuntos (ARAÚJO e

Relacionados

  • Redações
    42032 palavras | 169 páginas
  • Resultado Definitivo 1 Fase
    130288 palavras | 522 páginas
  • Marketink
    106658 palavras | 427 páginas
  • Barao Do Rio Branco 100 Anos De Memoria
    293205 palavras | 1173 páginas