2 Nota Critica De PCII

2149 palavras 9 páginas
Universidade de Évora
Escola de Ciências Sociais e Humanas
História e Arqueologia
História Contemporânea II
Docente: Prof. Doutora Fátima Nunes
Discente: Sidneia Silva, 29834

Nota Crítica de
Leitura
A Era dos Extremos/ El Trabajador

Évora Abril de 2015

Esta nota crítica é baseada na segunda parte da obra de Eric Hobsbawm os Anos
Dourados, de 1945-1973, com uma visão bem mais optimista do que a primeira parte.
Começa com o capítulo sobre a Guerra Fria, quando a bipolaridade garantiu uma determinada ordem entre as potências mundiais. Nesses Anos Dourados e no período compreendido entre 1945-1990, uma revolução social de âmbito global ocorre e mais do que qualquer outra coisa, determina uma alternância para novos tempos. Para tal irei cruzar a obra de Hobsbawm com o texto El Trabajador de Richard Bessel.
Homem do Século XX, é um estudo das principais figuras sociais que marcaram o século XX. A particularidade deste século que destaca neste campo obras da sociedade, cuja importância era até então secundários. Nesse seculo algumas mudanças ocorre através do papel do trabalhador. De modo a base não é mais o trabalhador industrial e por sua vez mais mulheres irá juntar-se o trabalho, dada a taxa de declínio Nascimento.
Representação da União é reduzida e o número de trabalhadores no sector de serviços também aumenta o número de funcionários e com a situação de desemprego em massa.
Estava cada vez mais nítida a divisão do mundo em dois blocos distintos: países
“avançados” e “atrasados”. Tal distinção não dizia respeito a índices económicos, mas sim a uma afirmação de superioridade cultural de países que se industrializavam, disseminavam sua cultura e avançavam militarmente sobre outros países, com fins de exploração comercial.
Nos anos 1880, a Alemanha e a Itália se unificavam. A União Soviética levava adiante sua revolução industrial e os Estados Unidos se expandiam rumo a oeste. A necessidade de garantir as matérias-primas dos países “atrasados” levava esses e outros

Relacionados

  • 37101697 Provas Atipicas
    62141 palavras | 249 páginas