2 Lista De Exerc Cios MAF 1570 1

812 palavras 4 páginas
2ª Lista de Exercícios de Eletricidade e Magnetismo
Conteúdo: Potencial Elétrico e Capacitância
Professor Msc: Anderson Costa da Silva
01 – Na figura abaixo, oito partículas formam um quadrado com uma distância entre as partículas vizinhas. Qual é o potencial elétrico no ponto no centro do quadrado se o potencial é zero no infinito? Dados: nC e cm. 05 – Na figura abaixo, qual é o potencial elétrico no ponto devido às quatro partículas se no infinito, fC e cm. 02 – A diferença de potencial elétrico entre a terra e uma nuvem de tempestade é
V. Qual é o módulo da variação de energia potencial elétrica de um elétron que se desloca da nuvem para Terra? Expresse o resultado em elétronvolts. Dado:
J.
03 – Na figura a seguir, quando um elétron se desloca de para ao longo de uma linha de campo elétrico, o campo elétrico realiza um trabalho de
J. Qual a diferença de potencial elétrico (a)
; (b) e (c)
.

04 – Na figura a seguir, mostra o arranjo retangular de partículas carregadas e mantidas fixas no lugar, com cm e as cargas indicadas como múltiplos inteiros de pC e pC. Com no infinito, qual é o potencial elétrico no centro do retângulo?

05 – (a) A figura mostra uma barra não condutora de comprimento cm de densidade linear de cargas positivas uniforme pC/m. Considere no infinito.
Qual é o valor do potencial no ponto situado a uma distância cm acima do ponto médio da barra? (b) A figura mostra uma barra idêntica à do item (a), exceto pelo fato de que a metade da direita agora está carregada negativamente; o valor absoluto da densidade linear de cargas continua a ser pC/m em toda a barra. Com no infinito, qual é o valor de no ponto .

06 – Tomando o potencial no infinito, calcule o potencial elétrico de um disco não condutor carregado uniformemente em toda a sua superfície, no ponto a uma distância do centro do disco.

12 – O capacitor da figura a seguir possui uma capacitância de
F e está inicialmente descarregado. A bateria produz uma diferença de potencial de 120 V.

Relacionados