1PrticadeFsicaEnergiaLeideHooke 20140815135430

532 palavras 3 páginas
Atividade 01 – Lei de Hooke

Objetivos:
Utilizar os conhecimentos adquiridos, identificando, formulando, equacionando e resolvendo problemas que possam acontecer na vida prática, relativos à Lei de Hooke e ao trabalho realizado por uma mola.
Caracterizar a Lei de Hooke.
Calcular o trabalho realizado por uma mola.
Representar o comportamento dos gráficos.
Material utilizado:
01 paquímetro analógico;
01 tripé universal Delta-Max;
03 cilindros com massas diferentes;
Duas molas helicoidais;
Porta peso.

Introdução:
Todo corpo sob a ação de uma força (tração ou compressão) se deforma. O mesmo ocorre com uma mola helicoidal sujeita a uma força na direção do seu eixo. Se, ao cessar a atuação dessa força, a mola recuperar sua forma original, diz-se que a deformação foi elástica. Em geral, existe um valor limite da força a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. No limite elástico há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação.
A lei de Hooke é a lei da física relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação:

(a)

(b)
Figura 8.1 - a) Dinamômetro de mola b) Força elástica (Fel) que atua no sentido contrário ao da deformação (x). Hooke estabeleceu uma lei que relaciona a força elástica (Fel) com a deformação (x) produzida na mola que é a seguinte: Enunciado da Lei de Hooke: "A intensidade da força elástica (Fel) é proporcional à deformação (x)".
Expressão da Lei de Hooke: Fel = K x (8.1) ou vetorialmente: Fel = - K x onde K é a constante elástica da mola.

A unidade da constante elástica da mola no Sistema Internacional é 1 N/m. Observação: O sinal negativo na expressão vetorial da Lei de Hooke, significa que o vetor força

Relacionados