1descri Ao Da Feira De Enfermagem Quedima

1850 palavras 8 páginas
RELATÓRIO DE EPIDEMIOLOGIA

OBJETIVO
Relatório apresentado à disciplina de epidemiologia relatando os temas apresentados na feira de enfermagem, que aconteceu no dia 26 de maio de 2014 (Segunda Feira), na Universidade Presidente Antonio Carlos de Ipatinga.

DESENVOLVIMENTO
1. DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi reconhecida em 1981 nos Estados Unidos. Se trata de uma doença de etiologia infecciosa e transmissível, causada pelo vírus HIV, que é um retrovírus com genoma RNA. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos para multiplicar-se, necessitam de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se ao genoma do hospedeiro.
As principais formas de transmissão do HIV são: sexual, sangüínea (em receptores de sangue ou hemoderivados e em usuários de drogas injetáveis, e vertical (da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou por aleitamento. Além dessas formas, mais freqüentes, também pode ocorrer a transmissão ocupacional, ocasionada por acidente de trabalho, em profissionais da área da saúde que sofrem ferimentos com instrumentos pérfuro-cortantes contaminados com sangue de pacientes infectados pelo HIV.
O contato sexual é ainda o meio mais comum de se adquirir a doença, porém existe forma de prevenção: o uso da camisinha feminina ou masculina. As formas de prevenção incluem: evitar o compartilhamento de agulhas e/ou material perfuro cortantes, manter relações seguras com o uso de preservativos, trabalhadores da área da saúde deveram sempre utilizar os EPI’S de forma correta e adequada.
Os testes para detecção da infecção pelo HIV podem ser divididos basicamente em quatro grupos:detecção de anticorpos, detecção de antígenos, cultura viral e amplificação do genoma do vírus.
Os alunos abordaram o tema de forma correta, clara e sucinta. Houve entrega de informativos e explicações sobre: o teste

Relacionados