1984 (George Orwell)

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
1984

1. Contexto histórico
A época em que foi escrita a obra é marcada por ditaduras e regimes autoritários e pela 2° Guerra Mundial. Um período em que as Grandes Potências do mundo disputavam poder. A Alemanha tentava dominar a Europa com seu Nazismo; o fascismo na Itália e outros países; o Comunismo controlador da então União Soviética; entre outros.

2. Biografia do autor

GeorgeOrwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Muda-se para a Inglaterra em 1911, e vai para um internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais escolas inglesas, onde tem aulas com o escritor Aldous Huxley. Em 1922, recusa uma bolsa para a universidade e volta à Índia para trabalhar na políciaimperial.

Retorna à Inglaterra em 1928. Vivendo na pobreza - chega mesmo à mendicância -, vaga por Londres e Paris até meados de 1930. Em 1933, publica seu primeiro livro, Na Pior em Paris e Londres.

Socialista, vai para a Espanha, em 1936, lutar na Brigada Internacional em apoio ao recém-eleito governo popular. Lutando na Espanha (1938) narra suas experiências na Guerra Civil Espanhola.Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica A Revolução dos Bichos, até hoje sua obra mais popular. Outro livro conhecido em todas as línguas é seu romance 1984 (1949), uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no futuro.

George Orwell morreu em 1950, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose. Entre outrasobras, escreveu também Dias na Birmânia (1934), O Caminho de Wigan (1937) e Por Que Escrevo (1946).



3. Análise da obra
A obra é uma ficção onde o autor cria um mundo futuro - não muito distante da época em que a história foi escrita - dominado por regimes totalmente autoritários e controladores, onde tudo é feito coletivamente, mas cada um vive sozinho. O controle exercido pelo regimesobre a vida das pessoas é tanto que chega a ser desumano.
Claramente é uma crítica contra qualquer tipo de governo autoritário, fazendo uma caricatura exagerada desse tipo de regime e funcionando quase como uma profecia dos rumos da humanidade diante dos fatos da época em que foi escrito: O Comunismo da União Soviética e seus seguidores, as ditaduras nazifascistas da Europa e as guerras mundiais.3.1 Personagens:
Winston Smith – É o protagonista da história. Um homem comum do Partido Externo (uma espécie de classe social que pode ser comprada com a classe baixa ou média da sociedade real atual) que vive numa sociedade controlada por um governo extremamente totalitário e controlador, opressor e que não admite contrariedade a seus dogmas e princípios.
Com o tempo, Winston vai serevoltando secretamente contra esse regime opressor, buscando entende-lo e de alguma forma contribuir para sua queda.
Julia – É a mulher por quem Winston se apaixona e passam a ter um relacionamento amoroso escondido. Jovem, bonita, esperta e com uma vitalidade contagiante; ela atua na sociedade do jeito que o Governo espera dos seus membros, fazendo o teatro perfeito que chega a enganar até aWinston. Assim como Winston, ela também é contra o Partido, porém tenta viver ludibriando o sistema sem contudo tentar se livrar dele.
O’Brien – Um agente do governo que engana Winston e Julia fazendo-os acreditar que ele é um membro da resistência, e convencendo-os a aderir a esta, e depois usa isso contra eles para torturá-los. Ele convence-os de que eles não devem apenas obedecer, mas amar o BigBrother. O'Brien pode ser visto como principal antagonista da novela.
Parsons – É o típico cidadão padrão que o governo queria que existisse: ignorante e entusiasmado com as questões do Partido (nome como é chamado o governo); usando esse entusiasmo a favor do Partido. No final, porém, até ele – inconscientemente - mostra alguma revolta contra o Partido e acaba sendo descoberto e preso.
Syme –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1984
  • Resumo 1984 George Orwell
  • 1984
  • ORWELL, GEORGE. 1984
  • 1984 (George Orwell)
  • Resumo george orwell
  • 1984 de George Orwell
  • 1984 ANALISE GEORGE ORWELL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!