1984 de George Orwell

Páginas: 12 (2972 palavras) Publicado: 16 de março de 2014

Tecnologia e poder

Entender o processo de produção de riquezas é simples. Existe a mãe natureza donde tudo vem. Através do que se chama ciência estuda-se o seu funcionamento. Após, usa-se a engenhosidade para transformar a natureza em riqueza. Isso é tecnologia. Antecedendo a produção de riquezas, existem as pesquisas científicas e projetos tecnológicos.
Quem fazgrandes projetos industriais são grandes empresas, via de regra mundiais, cujos projetos e segredos tecnológicos não estão no Brasil. A produção pode estar. Aos brasileiros restam pequenas empresas sem dinheiro para investimentos em ciência e tecnologia, mormente as de ponta.
Em meio a esse quadro existem as agências oficiais de financiamento de pesquisas, cujos recursos, anuncia-se, jorrarão emmaior abundância. Os editais de financiamento por vezes definem linhas de pesquisas, o que é bom, mas não falam em desenvolvimento de produtos, o que seria ótimo.
Por exemplo, se estudos concluírem que na área de saúde seria bom para o Brasil dominar o projeto de antibióticos, então as agências de fomento deveriam explicitar esta meta, claro, sem esquecer as demais áreas. Se no ramo de energia forconveniente projetar geradores de eletricidade, então deveríamos estimular esta tecnologia, quer seja hidráulica, eólica, solar ou de célula de hidrogênio.
Projetos de produtos funcionam, no bom sentido, como uma espécie de cenoura à frente do coelho: são puxadores do desenvolvimento e também de miríades de pesquisas, incluindo a básica. Não importa que o mundo industrializado já saiba projetartelevisores com telas de LEDs orgânicos. Se soubéssemos fazer isso, teríamos um impulso fenomenal em quase toda eletrônica, incluindo aparelhos médicos e controles industriais. Na área mecânica, financiar projetos de centrais automáticas de usinagem daria origem a milhares de empregos mais qualificados e a produção de bilhões de bens de consumo.
Não basta (re)produzirmos riquezas, como vimos fazendoaos milhões durante tantas eras de dependência. Temos que ter o domínio do projeto e sermos donos dos negócios de grandes números. Quem domina o conhecimento científico e tecnológico tem o poder das decisões econômicas e a primazia dos melhores lucros. Mais essencial: quem tem conhecimento, evolui. Países que desenvolvem projetos de produtos para milhões melhora a qualidade de vida do seu povo emprofusão.
Nos últimos anos, a internet foi incorporada à vida de milhões de pessoas em todo o mundo e com ela, inúmeros benefícios foram trazidos à sociedade, como a facilidade de comunicação, o acesso e compartilhamento de informações. Mas, sem os cuidados necessários, essa tecnologia também pode apresentar sérios riscos à segurança do internauta. Nos dias atuais, as pessoas cada vez maistrocam dados por meio eletrônico. As novas tecnologias propiciam diferentes tipos de escândalo gerando danos exponenciais. Estamos em um momento de transição em que as relações humanas se tornam cada vez mais interativas através dos dispositivos móveis de comunicação, porém, estamos nos tornando cada vez mais vulneráveis aos ataques a nossa esfera de privacidade. 
Se lançarmos um olhar sobre estatransição veremos que um dos grandes desafios será o de preservar a reputação e a privacidade diante de um ambiente de interconexão provocado pela revolução tecnológica que cria uma esfera pública nova desafiando a credibilidade por parte de pessoas físicas e jurídicas neste novo ambiente social. A reputação pessoal e das empresas é um patrimônio inestimável que deve ser encarado como uma poupança,onde se procura acumular valores diante da percepção do público que ora está sendo potencializada através da internet. 
É necessário refletir que a potencialidade do dano cometido contra a imagem profissional de um profissional liberal, por exemplo, é imensa, pois qualquer deslize pode ter sido cometido na esfera local enquanto que a repercussão no meio eletrônico pode torná-lo global em pouco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1984
  • Resumo 1984 George Orwell
  • 1984
  • ORWELL, GEORGE. 1984
  • 1984 (George Orwell)
  • Resumo george orwell
  • 1984 ANALISE GEORGE ORWELL
  • Resumo 1984

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!