19753218800

Páginas: 17 (4047 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
  A prática do Esporte é de extrema importância para a inclusão social
As atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vemdando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem”, após participar de projetos sociais.
              As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo.Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.
           O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendoo que não deve. Ao negar a alguém o acesso a uma educação de qualidade, se comete uma agressão contra a cidadania, e inegavelmente o esporte e a cultura devem ser favorecidos pois facilitam o processo educativo.
        Entendo que o esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadaniae de orientação para a prática social. A educação através da escrita, da leitura, da sala de aula, da arte, etc. tem essa capacidade de formar aquele que participa da vida política, econômica e social de sua comunidade e, conseqüentemente, de seu país. É neste ponto que entendemos o papel decisivo do esporte, juntamente com a educação, na busca por princípios e valores sociais, morais e éticos.           O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Entretanto é não se pode implementar o esporte apenas como habilidade física ou recreativa. Ele deve ser acrescido à função educacional,incluindo elementos sociais, culturais, comunitários e afetivos.
            Ao aliar Esporte e Educação de qualidade é possível permitir crianças e jovens se sintam participantes da sociedade, além de possibilitar que eles desenvolvam habilidades de concentração e coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional.
         Cabe ao poderpúblico investir e comprometer-se seriamente com estas áreas e ao mesmo tempo otimizar a interface existente entre esporte e educação como elementos básicos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.
Uma das questões que têm despertado o interesse de diferentes autores da Educação Física ao abordar a questão do esporte na escola é sobre o problema da inclusão/exclusão. Não apenasem relação aos deficientes, pois esses nitidamente têm tido pouco acesso às práticas corporais e esportivas, mas também em relação às diferenças de desempenho esportivo. Quando a escola traz para si um modelo de competição regido nos mesmos parâmetros daquele onde o capital é o árbitro principal, não há esperança de que o esporte possa ser um meio para se educar, para formar um cidadão e paraincluir.
    A sociedade estimula e valoriza uma concepção positivista do esporte, utilizando-o desta forma, supostamente como elemento de educação, o que não deixa de ser uma visão e apropriação ideológica da atividade esportiva.
    As questões ideológicas e políticas também parecem ultrapassar as arquibancadas e as carteiras escolares, adentrando nas quadras, pois o esporte fica à mercê dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!