196713040281

489 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS – UNILESTEMG

ENGENHARIA

Filipe Granato Fonseca Silva
Bruno Costa
Luiz Gomes
Ítalo Marques

Metodologia Cientifica:

Projeto Integrador

Coronel Fabriciano 2014
Filipe Granato Fonseca Silva
Bruno Costa
Luiz Gomes
Ítalo Marques

Metodologia Cientifica:

Projeto Integrador

Projeto Integrador (PI) apresentado aos cursos de engenharia, da escola politécnica UNILESTE-MG como objetivo a aplicação de métodos usados nas disciplinas e promover o autodesenvolvimento dos alunos.
Orientador(a): Valdete Nunes Silva

Coronel Fabriciano
2014
INTRODUÇÃO

Com base em testes feitos pelo grupo,cada lançamento requer duas colheres de sopa (28 g) de bicarbonato de sódio que vão reagir com 300 ml de vinagre na garrafa.O bicarbonato de sódio deve ser embrulhado em papel de fácil absorção e que passe pelo gargalo da garrafa. Posicionando a base de lançamento a 45° do chão,coloque dentro da garrafa o bicarbonato de sódio e abra as válvulas 1 e 2 até atingir o volume esperado de vinagre e fechando-as logo em seguida para a retenção de ar e líquido.

O principio Físico que possibilita o lançamento da garrafa é a Terceira lei de Newton, a lei da Ação e Reação: Toda força que um corpo recebe é conseqüência da força que ele aplicou. Tudo começa com a reação química que ocorre entre o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato de sódio.A reação libera CO2 (gás carbônico) com um constante aumento da pressão no interior da garrafa. A pressão aumenta a ponto da garrafa se soltar da base e impulsionando-a na mesma direção e sentido oposto.

Química Ao trabalharmos com reações químicas,podemos destacar em meio a mistura o soluto e o solvente.

Soluto O bicarbonato de sódio ou hidrogenocarbonato de sódio, é composto de fórmula NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino.
Apresenta

Relacionados