193683290264

1015 palavras 5 páginas
QUESTÕES – RESÍDUOS
1)Como a ABNT define resíduos?
Define como materiais decorrentes de atividades antrópicas, gerados com sobras de processos, ou os que não possam ser utilizados com a finalidade para a qual foram originalmente produzidos.

2) O termo resíduo, nos remete a poluição a algo nocivo. Entretanto, muitas vezes não é. Explique e exemplifique.
Alguns processos químicos geram simultaneamente dois ou mais produtos em quantidades fixas que se destinam a mercados com demandas distintas e obedecem as regras de formação de preços com elasticidades diferentes. Um desses produtos pode, em certo momento, ter até valor negativo para seu produtor, que deverá assumir os custos de descartá-lo como um resíduo de produção, para poder continuar no mercado com o produto de melhor colocação. Exemplo: produção do cloro e da soda cáustica.

3) Como podemos classificar os resíduos sólidos?
Podemos classificar em perigoso ou não perigoso. Essa divisão decorre da constatação de que, de todo volume de resíduos gerados pelo homem, apenas uma parcela relativamente pequena requer maior rigor em seu monitoramento e controle.

4) O que é resíduo sólido perigoso? Quais são as características que enquadram resíduos como perigoso?
São os resíduos ou suas misturas que, em razão de suas características, podem apresentar risco a saúde pública, provocando o contribuindo para um aumento de mortalidade ou incidência de doenças, e ainda trazer efeitos a diversos ao meio ambiente quando manuseados ou disposto de forma inadequado. As características são: corrosividade: atacam materiais e organismos vivos devido as suas características ácidas ou básicas intensas; reatividade: reagem com outras substâncias, de forma violenta e imediata, podendo liberar calor e energia; explosividade: em razão da sua reatividade muita intensa, pode liberar grande quantidade de energia; toxicidade: agem sobre os organismos vivos provocando danos a suas estruturas biomoleculares; pode incluir

Relacionados