193559080213

449 palavras 2 páginas
Medidas de proteção contra as geadas.
Podemos dividir as medidas de proteção contra as geadas em dois grupos:
As preventivas e as diretas. 1.Medidas preventivas.
Estas medias são as mais interessantes porque são as mais fáceis de executar e as mais seguras.
Segundo Camargo (1970), as medidas para reduzir o resfriamento noturno e minorar ou mesmo afastar, os danos da geada são:
a) Medidas para aumentar a armazenamento do calor solar no solo, durante o dia. A superfície da terra perde continuamente calor ao espaço por meio da incidiação térmica infravermelha.
b) Medidas para evitar a invasão do ar frio nas cabeceiras. Quando há extensas superfícies com vegetação baixa e produtora de ar frio a montante da área a proteger e preciso evitar a inovação desse ar frio para a agricultura.

2. Medidas Diretas
Muitas medidas são usadas para proteger as cultivas agrícolas dos danos provocados por baixas temperaturas, tais como:
• Aquecimento do ar . Utiliza-se aparelhos de aquecimento de pequenas fogueiras a fim de produzirem calor que e adicionado as baixas camadas de ar que se encontram abaixo da inversão , de maneiras a impedir o abaixamento ate a temperatura críticas , que pode ser de 0º.C , ou mais baixas.
• Ventilação ou mistura de ar. Este método consiste na agitação do ar por meio de ventiladores colocados alguns metros acima das plantas na área a ser protegida.
• Irrigação ( aspersão e superfície). O gelo formado sobre a folha, ramo ou flor deve estar permanentemente coberto de uma película de agua. Com a presença de agua aumenta a condutividade térmica, e assim, o solo quente pode liberar significantemente mais calor para o ar, quando úmido.
• Nebulização. Consiste essencialmente na formação de uma cortina de fumaça, sobre a agricultura a defender, produzida pela queima de mistura de serragem salitre moído e óleo queimado, ou diesel, misturado com água.

Tendo outros método, como trigo de cevada.
O trigo na fase vegetativa tolera frios e geadas. A

Relacionados