19074358

1888 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
O banho de leito é muito mais que um procedimento básico de enfermagem, é uma necessidade humana para pessoas que precisam de repouso absoluto, ou suas mobilidades/ locomoção estejam afetadas.
OBJETIVO
O banho de leito tem como objetivo remover a sujidade e odores, estimular às terminações nervosas periféricas e a circulação sanguínea, remoção de células mortas e microorganismos, proporcionando conforto e bem estar.
TIPOS DE BANHO
Todos os pacientes necessitam de algum tipo de banho, e a escolha é quase sempre decisão da enfermagem. A enfermagem deve considerar a força, as condições e o grau de dependência do paciente. Pode ser indicado, banho de Aspersão, Imersão e banho no Leito.
- Banho de Aspersão:
É o banho de chuveiro,quando o paciente tem condições de tomar o banho de aspersão, onde o profissional deve auxiliar o paciente, verificar a temperatura da água, certificar-se que o paciente ficou com a pele completamente seca, ajudar a vestir a sua roupa e voltar para a sua cama.
Obs. Em alguns casos pacientes debilitados que não conseguem se locomover fazem o uso de cadeira de banho.
- Banho de Imersão: No hospital, o banho de imersão tem com finalidade terapêutica, como diminuição de temperatura corporal. A banheira deve ficar separada do restante dos moveis, com acesso por três lados e com espaço ao redor para aproximar uma maca ou uma cadeira de rodas.
3- Banho no leito:
O banho de leito e realizado em pacientes que tem dificuldades de se locomover, ou que esteja impossibilitado de sair do seu leito.

HIGIENE HORAL
E a promoção e a manutenção de boas condições de higiene da boca e dos dentes, sendo de extrema importância para a saúde e conforto do paciente. Deve ser realizado pela manhã, após as refeições e quando necessário.

Material:
Luvas de procedimento;
Máscara;
Escova de dente ou espátula envolvida em gazes;
Creme dental ou antisséptico bucal;
Copo com água;
Cuba rim;
Papel toalha;
Sacos plásticos

Relacionados