1901466301083900170

1447 palavras 6 páginas
Projeto de atendimento
Psicológico

São Paulo
2012

Atendimento Psicológico

No campo geral da Psicologia, atualmente, há um enfoque na área da Psicologia Comunitária, uma vez que se iniciou uma conscientização da importância do envolvimento progressivo nas comunidades ou programas sociais de entidades do terceiro setor. Com o intuito de transferir a comunidade da condição assistencialista para condição de agente transformadora, na luta de integração social da demanda carente.

1. Apresentação

1.1 Sobre o Projeto – Atendimento Psicológico

O trabalho comunitário envolve a utilização de técnicas, métodos e teorias de Psicologia Social entre outras ciências do comportamento, para investigar e preencher as necessidades da saúde física e mental.
Deste modo, o presente trabalho tem como finalidade atender às pessoas carentes, possibilitando sua participação no atendimento psicoterápico, assim enfocando a necessidade de otimizar o potencial de adaptação e as habilidades de vidas psicossociais, bem como diminuir a quantidade de patologia nos grupos da população.
A prática da psicoterapia consiste no encontro do psicólogo e do cliente com a finalidade de tentar entender o que está ocorrendo no inconsciente do cliente. O cliente normalmente tem sintomas, conflitos ou outras insatisfações profundas com os quais vem se debatendo e, conseqüentemente, ele necessita de ajuda e recorre a um psicólogo, onde, muitas vezes, a fonte do problema do cliente, está oculta e, através da psicoterapia, poderá explorar as causas inconscientes, metas e significados.
Através do atendimento psicoterápico, procura-se proporcionar ações educativas apropriadas a cada cliente, respeitando seu padrão cultural, uma vez que o psicólogo é o elemento de apoio no atendimento e, deste modo, propiciar ao cliente a percepção de si dentro do contexto social onde está inserido, permitindo, desta forma, a

Relacionados