184617030116

759 palavras 4 páginas
Motores Monofásicos
Possui dois condutores e consequentemente duas bobinas de trabalho, uma auxiliar e outra principal.
Motores de 3 fios (como os acionadores de portão): fio central é fase, um condensador entre os extremos e a inversão de rotação é feita pela escolha de qual fio será energizado pela outra fase. Descubra o central pela resistência ohmica.
Motores de 4 fios; normalmente uma bobina é serviço (menor resistência ohmica) e outra é partida (maior resistência). A inversão da bobina de partida inverte a rotação.
6 pontas: duas bobinas de serviço e uma de partida. As de serviço ficam em paralelo para tensão menor e em série para tensão maior. A outra bobina é de partida e é dimensionada para partir com a tensão menor.
As bobinas de partida quase sempre vão precisar de um condensador para atraso de fase.
Motores Trifásicos
Possuem três bobinas trabalhando simultaneamente o que possibilita a criação do campo girante.
Tipos de Motores Trifásicos: Rotor Bobinado e Gaiola de Esquilo.
Trifásicos em função do número de terminais (pontas).
Três pontas: apenas para ligação direta 3 ~ em 220V ou 380V.
Seis pontas: alimentado em 220V ou 380V dependendo do fechamento estrela (Y) ou triângulo (Δ).
Nove ou doze pontas: alimentado em 220/380V ou 440/760V dependendo do fechamento, estrela dupla estrela (YY), triângulo duplo triângulo (Δ Δ) ou estrela triângulo (Y Δ).
Padronização da Tensão dos Motores Trifásicos Assíncronos
Os motores trifásicos são fabricados com diferentes potências e velocidades para as tensões padronizadas da rede, ou seja, 220 V, 380 V, 440 V e 760 V, na frequência de 50 e 60 Hz.
Ligação dos motores trifásicos
Como já foi estudado, o motor trifásico tem as bobinas distribuídas no estator e ligadas de modo a formar três circuitos simétricos distintos, chamados de fase de enrolamento. Essas fases são interligadas, formando ligações em estrela[ = 380 V] ou em trãngulo [= 220 V] para o acoplamento á uma rede trifásica. Para isso,

Relacionados