183474780230

1273 palavras 6 páginas
Universidade Federal Fluminense Polo universitário de Rio das Ostras

Trabalho de Organização de Trabalho Escola das Relações Humanas

Professora: Carmen Guizze

Alunos: Ana Letícia Montanari Marins
Luciano Oliveira Fonseca
Rafael de Luna

Sumário

Pressupostos.................................................................... Pagina 3
Prós e contras................................................................... Pagina 6
Conclusão.......................................................................... Pagina 8
Referencias Bibliográficas............................................... Pagina 9

Pressupostos

A Escola das Relações Humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Foi basicamente um movimento em oposição a Teoria Clássica de Administração. Nasceu da necessidade de corrigir-se a tendência à desumanização do trabalho decorrente da aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores deveriam submeter-se.

Experiência de Hawthorne

Em 1927, Elton Mayo coordenou uma experiência numa empresa de equipamentos e componentes telefônicos, chamada Western Eletric Company, onde percebeu que os trabalhadores eram conduzidos pela fadiga, excesso de trabalho, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal, causas da má condição do local de trabalho.
A experiência foi dividida em fases, a saber:

Primeira fase: Os pesquisadores observavam dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes. Um grupo

Relacionados