180000174

473 palavras 2 páginas
Custo do Brasil
O Custo Brasil é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas. Por isso, é apontado como um conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional.
Em uma recente pesquisa, realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o setor de transporte brasileiro foi apontado como o mais impactado pelos custos sistêmicos (como tributação, infraestrutura, entre outros) no Brasil. Das 127 organizações ouvidas no levantamento, 11% apontaram o segmento como o mais prejudicado, seguido do de serviços (9%) e energia (8%).

Segundo o levantamento, para 29% das empresas, a atual tributação cobrada no Brasil interfere no aumento da produtividade e competitividade das organizações, além da burocracia e legislação trabalhista (14%). Segundo 13% dos entrevistados, o investimento em infraestrutura foi considerado um entrave à competitividade das empresas, bem como o sistema educacional, tanto público como privado (12%). Além disso, a pesquisa revelou que 71% dos entrevistados consideram que, embora não seja um tema novo, o governo não tem se mobilizado para reduzir os custos sistêmicos.
O termo é largamente usado na imprensa, fazendo parte do jargão econômico e político local.
Exemplos do Custo Brasil são: * Corrupção administrativa pública elevada; * Déficit público elevado; * Burocracia excessiva para criação e manutenção de uma empresa; * Cartelização da economia; * Manutenção de taxas de juros reais elevadas; * Spread bancário exagerado (um dos maiores do mundo); * Burocracia excessiva para importação e exportação, dificultando o comércio exterior; * Carga tributária alta; * Altos custos trabalhistas; * Altos custos do sistema previdenciário; *

Relacionados