17264642224

279 palavras 2 páginas
Os repteis constituem o primeiro grupo dos vertebrados totalmente adaptados à vida em lugares secos na terra. A pele seca e córnea e as escamas resistem à perda de umidade do corpo e facilitam a vida superfície secas e ásperas, diferentemente dos anfíbios, que dependem da água ou de um ambiente úmido para evitar a dessecação dos ovos, os repteis desenvolveram uma casca sólida ao redor do ovo repleto de vitelo. A casca é suficientemente porosa para permitir a passagem de gases respiratórios, mas sólida o bastante para protegê-lo, o mais importante porém foi o desenvolvimento de uma membrana embrionária (o âmnio), que envolve uma câmara cheia de liquido, no qual o indivíduo pode se desenvolver protegido da dessecação.
Juntamente com âmnio, surgiram também outros dois anexos embrionários: o córion (membrana de proteção embrionária do âmnio) e o alantoide, que participam das trocas gasosas.
O nome da classe refere-se ao modo de locomoção (do latim reptare-rastejar), e sendo dividida informalmente em três grupos: Chelonia, Crocodilia e Lepidosauria.
A ordem que vamos dar ênfase neste relatório é a Squamata, Hemidactylus frenatus.
Classificação cientifica
Reino- Animalia
Filo- Chodata
Classe- reptilia
Ordem- Squamata
Subordem- Sauria
Família- Gekkonidae
Subfamília- Gekkoninae
Espécie- H. frenatus
Hemidactylus frenatus é o nome cientifico da lagartixa ou osga doméstica. Encontra se em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo. Este réptil vária muito nos tamanhos pode ter exemplares de 3 cm e alguns podem chegar até 15 cm, mas é muito raro. As são répteis de hábitos noturnos, refugiam se durante o dia e saem à noite para caçar.

Relacionados