17 principios de liderança - Bíblia

Páginas: 14 (3256 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2015
MISSÃO CRISTÃ INTERNACIONAL

17 Leis da Liderança
Pr. Rodrigues Pereira








LETÍCIA ALMEIDA




LISBOA
17 De Fevereiro de 2014

Como posso melhorar o potencial da minha equipe?

A seguir explanaremos 17 Leis da liderança que nos ajudarão a melhorar o potencial da nossa equipa.
Liderar não é ser chefe, é ser pai e mãe espiritual. Há quem ore, jejue, busque a Deus mas não saiba liderar. Aliderança, porém, pode ser aprendida.

1ª Lei
Lei do Significado
O líder precisa mostrar aos liderados o propósito, o significado de estarem fazendo o que fazem (como por exemplo, o significado do grupo de vida ou de um evento ponte). Não é simplesmente delegar tarefas. É preciso ganhar os corações. Os liderados precisam encontrar significado naquilo que estão fazendo. E o líder precisa lhes abrir avisão. O líder não pode pensar e fazer tudo sozinho.

Em minha liderança: Eu lidero um grupo a aproximadamente 2 anos e demorei um pouco para compreender esta lei na prática. Comecei a perceber que as pessoas estavam a fazer as coisas no Grupo de Vida porque eu pedia para elas fazerem e não porque verdadeiramente tinham entendido o propósito daquilo. Mas, com o passar do tempo e a ajuda do CBT, edos meus líderes fui percebendo que quando eles entendem o significado eles dedicam-se muito mais e também ficam mais motivadas.

2ª Lei
Lei do Monte Everest
Escalar o Monte Everest não é fácil. Liderar também não. Mas não é impossível. Há muitos desafios. Esta lei apresenta 7 desafios:
1 – Desafio Novo: Precisa de uma equipa criativa para ultrapassar
2 – Desafio controverso (que pode geraropiniões diferentes, por exemplo): precisa de uma equipe unida para vencer
3 – Desafio variado (que não é tão comum): Precisa de uma equipa rápida e flexível. Como por exemplo pessoas para substituir alguém que ficou de fazer algo no grupo de vida e não fez ou até mesmo para substituir o líder caso ele precise faltar a um grupo de vida, por exemplo.
4 – Desafio desagradável (como limpar a igreja ou daruma palavra num funeral, por exemplo): Precisa de uma equipa motivada.
5 – Desafio diversificado: Precisa de uma equipa complementar. Onde os membros se complementam e atuam em unidade. É preciso ter cuidado com os alvos pois se eles não forem alcançados a equipa pode se desmotivar.
6 – Desafio de longo prazo: é preciso uma equipe focada e perseverante.
7 – Desafio do tamanho do Everest (grande):é preciso uma equipa madura experiente e forte.

Quando na liderança encontramos pessoas iniciantes precisamos orientá-las.
Quando encontramos aprendizes desiludidos precisamos treiná-los.
Quando encontramos executores cautelosos (e por isso têm um bocado de medo e são um bocado lentos), precisamos apoiá-los.
Quando encontramos empreendedores auto-confiantes precisamos delegar responsabilidades.Em minha liderança: Realmente sinto-me dentro de um grande desafio. A muito tempo estou em crise comigo mesmo e com o fato do meu grupo não multiplicar apesar de todo trabalho que temos tido. Há semanas em que o grupo está cheio e nosso coração se enche de alegria, de repende o grupo fica vazio novamente. E tem sido assim ao longo destes anos. Eu estou disposta a vencer este desafio que para mimhoje é bem grande e para o grupo também. Creio que Deus nos dará estratégia para vencer este desafio. Ele nos tem sustentado até aqui. Se há uma grande necessidade há também um grande milagre a espera. O meu principal desafio é mudar a mim primeiro e depois formar esta equipa criativa, motivada, unida, rápida, flexível, complementar, perseverante e focada. Assim, escalaremos o Everest!

3ª Lei
Leida Perspectiva Global
É preciso ter a visão do todo. Ou seja de toda a equipe e de todo o objetivo a conquistar. É preciso saber distribuir as tarefas e prever as consequências. É importante ouvir opiniões dos membros da liderança. Não se pode ser autoritário.

Em minha liderança: É importante ter esta visão do todo. Eu tenho um objetivo. Recuperar o tempo perdido e multiplicar o grupo duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O princípio na bíblia
  • Princípios de liderança
  • Princípios de Liderança
  • principios de liderança
  • Principios de Lideranca
  • PRINCÍPIO DE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA
  • Resenha
  • Liderança baseado em principios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!