168798980213

296 palavras 2 páginas
O DIRETÓRIO
A burguesia consolidou suas demandas atendidas pelo Diretório que resolveu redigir outra Constituição. Receosa de perder os privilégios a alta burguesia entrega o poder a Napoleão Bonaparte que subiu ao poder por um golpe de Estado em 1799, denominado de 18 Brumário. Novo modelo de governo se estabelece: O Consulado, constituído por 3 cônsules que passam a governar a França sendo que Napoleão era o mais influente entre eles.

Fonte: http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/eranapoleonica.htm
Em 1804, na cerimônia de coroação, Napoleão surpreendeu a todos com o seu gesto: retirou a coroa das mãos do papa, deu as costas a ele e se autocoroou “imperador dos franceses”. Em seguida, pessoalmente coloca a coroa na cabeça de Josefina, sua esposa.
Como imperador, e por meio de guerras, promoveu a expansão territorial da França, alterando significativamente o mapa geopolítico da Europa, implantou o Código Civil, que influenciaria a legislação da maioria dos países europeus que adotaram os princípios jurídicos contidos neste código.
Napoleão conquistou muitos inimigos, que aguardavam qualquer falha para atacá-lo. O deslize ocorreu por uma falha tática quando invadiu a Rússia e foi surpreendido pelo rigoroso inverno daquele país. Suas tropas foram derrotadas em 1815 por uma aliança das potências europeias, culminando com a prisão de Napoleão. Num último fôlego tenta retornar ao poder, mas novamente é derrotado e exilado na Ilha de Santa Helena, local onde faleceu.
O CONGRESSO DE VIENA.
Novamente, a burguesia se agita e, em 1830, nasce mais um movimento na França conhecido como Revoluções Liberais. As ideias desse movimento influenciam toda Europa e a proposta de Estado burguês de Napoleão retorna. Napoleão Bonaparte representou a consolidação da Revolução Francesa no modelo de regime voltado para os interesses da burguesia.
A REVOLUÇÃO E SUAS

Relacionados