163739530264

1902 palavras 8 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS
Curso: Técnico em Serviços Públicos
Disciplina: Noções da Administração Pública / Estudos Orientados e Recuperação Final
Aluno: Fabiana Aparecida da Silva
Título do trabalho: Administração Pública

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo avaliar de maneira crítica a Evolução da Administração Pública. Administração Pública pode ser definida como planejamento, organização, direção e controle dos serviços públicos, segundo as normas do direito e da moral, visando ao bem comum.
Atualmente a imagem da Administração Pública está diretamente relacionada a imagem de políticos corruptos e denúncias sobre desvio ou mau uso do dinheiro público.
Esta imagem encontra sustentação na falta de conhecimento e participação da população na Administração Pública. Partindo dessa afirmativa, ao longo desse trabalho, busco não só fazer um resumo do que entendi do conteúdo da disciplina “Administração Pública”, mas também, realizar uma análise crítica da temática, partindo do contexto histórico até a atual organização político-administrativa na gestão pública.

1 CONTEXTO HISTÓRICO - EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A origem da Administração Pública remonta desde os tempos da Pré-História, quando no Período Paleolítico o homem precisou aprender a cooperar e a se organizar socialmente, agrupando se em clãs nômades, liderados pelos que tinham mais força.
No Período Neolítico, este sistema evoluiu a partir do momento em que o homem passou a dominar técnicas que permitiam sua fixação. Passando socialmente para uma das maiores transformações da história – o sedentarismo. “A necessidade de maior controle na agricultura e criação de animais fez surgir à divisão do trabalho e à especialização de funções” (p.18).
O período seguinte, a Idade dos Metais, foi marcado principalmente nascimento do Estado e a divisão em classes sociais. A administração pública passou a ser exercida pelos que possuíam propriedades, sendo que os que nada

Relacionados