16231890698

1888 palavras 8 páginas
FAFIPA-FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ- PR

AS TEORIAS DO CURRÍCULO, PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA E DE AULA, AVALIAÇÃO.

Aluna: Maria Leite Mimi Pereira
Professora: Gustavo Cabrera
Curso: Docência do Ensino Superior
Disciplina: Pratica do Ensino Superior

ANDIRÁ
2012
Maria Leite Mimi Pereira

AS TEORIAS DO CURRÍCULO, PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA E DE AULA, AVALIAÇÃO.

Andirá
2012
Sumário

INTRODUÇÃO

Muitas são as teorias sobre currículo, cada uma com a intenção de destacar um ou vários aspectos da vida humana e social presentes no dia-a-dia dos indivíduos. Percebendo-se que o currículo se constitui em uma construção coletiva, essa pesquisa debruçar-se-á sobre essa questão descomedidamente discutida, mas que trazida novamente ao cenário do conhecimento, contribuirá de forma singular para uma postura mais crítica por parte de educadores, educandos e todos os demais sujeitos envolvidos no processo educativo.
Dependendo do lugar onde se está e das posições ideológicas que se assume, pode influenciar e materializar um currículo que ora contemple os pareceres e preceitos das legislações educacionais, ora assuma e transluza a vida dos educandos, suas habilidades e competências.
Este trabalho de pesquisa pretende discutir o currículo como ferramenta de conhecimento no campo da diversidade cultural assim como a negação das culturas no currículo. Repensar a questão curricular implica o estabelecimento de novos modelos na educação. Modelos que auxiliem na compreensão do currículo como conhecimento e como proposta de trabalho voltada para o banimento de qualquer tipo de discriminação por parte de educadores e educandos nos espaços escolares.
Acredita-se que, a partir do entendimento de que o currículo pode ser um caminho para se trabalhar questões sobre preconceito, discriminações, racismo, violência,

Relacionados