161948630248

Páginas: 8 (1983 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
Conhecimento e Identidade Profissional
A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas. O homem para compreender-se deve conhecer a si e o meio ambiente pois,
“Constantemente, há mudanças mútuas no homem e no meio ambiente, que vão se estabelecendo de acordo comas interações destes, nas quais homem e mundo se relacionam num processo continuo e repleto de transformações.” (MENDES, 2002).
Entende-se, portanto, que homem e natureza coexistem, em que um “molda” o outro, tendo forte influência nas transformações que acontecem com os mesmos.
A biologia tem fundamental importância para a compreensão da natureza. O homem, fazendo parte da natureza, podeconhecer a si próprio. Seus limites e suas possibilidades, as diferentes mudanças ocorrentes e o motivo dessas mudanças.

Corpo
Corpo – a substância física de cada homem ou animal. No ser humano o corpo, também chamado soma (do grego transliterado sôma), é considerado como o organismo material, abstraído de suas funções psíquicas e, em biologia, engloba o conjunto dos tecidos vivos queperpetuam a espécie e a mantém viva. Convém destacar que a palavra corpo também é usada como sinônimo de cadáver, ou seja, de um ser humano morto.
A palavra corpo é uma das mais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto deestudo.
O corpo é construído historicamente, e sendo construído historicamente podemos localizar bem o significado ou a percepção do que vem a ser corpo para cada época ou ao longo da historia.
Para a Biologia é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células e para a Química, é uma porção de matéria. Para a Astronomia, qualquer objeto natural perceptível no céu: asestrelas são corpos celestes e para os esotéricos, o número 4 é aquele que molda as imagens do corpo.
Na Filosofia de Sócrates, por exemplo, o corpo não era objeto principal de preocupação, mas sim a alma, entendida como aquela que se serve do corpo.
A fisiologia estuda as suas funções. Enfim, nos seres humanos especialmente, o corpo está associado com os conceitos de alma, personalidade ecomportamento.
O fato é que o corpo, em sua complexidade material como sentimento e consciência, permanece como mistério, devido a dificuldade de controlar pesquisas que investiguem a interferência da vontade sobre os processos químicos e biológicos.

Movimento
Movimento - Ação de deslocar ou deslocar-se; seu efeito. Mudança pela qual um corpo está sucessivamente presente em diferentes pontos do espaço.Ação, variedade, animação.
Na filosofia clássica, o movimento é um dos problemas mais tradicionais da cosmologia, desde os pré-socráticos, na medida em que envolve a questão da mudança na realidade.
“A noção de movimento enquanto exercício teórico de apreender a realidade nos acompanha desde a Grécia antiga, desde os primórdios do pensamento filosófico ocidental, quando os gregos passaram ase interessar e perguntar acerca do movimento das coisas. Nesse sentido, questões como a origem do mundo, da natureza e da vida, a reprodução e evolução dos seres vivos e a tentativa de explicação da contradição entre a vida e a morte e a perpetuação e desaparecimento das espécies, já estavam presentes no período pré-socrático ou cosmológico.” (ARAÚJO, L.M.)

Em física, movimento é a variação deposição espacial de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo.
O movimento permite ao corpo, adaptar-se ao meio que se encontra. A concepção de corpo vai além das suas formações e funções biológicas, pois sendo o homem um ser racional, pode influenciar significativamente no meio em que está inserido, pois segundo RAMOS, ano:
“O indivíduo, quando está em movimento, não é um espectador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!