1614_ESPM Marketing

6590 palavras 27 páginas
Área Temática

Marketing Internacional
# ID 1614

BELEZA DO FUTURO: AS PRÁTICAS DE CONSUMO ENTRE
AS JOVENS DE 15 A 20 ANOS.

Selma Peleias Felerico Garrini
ESPM-SP

Área Temática 1 – Comportamento do Consumidor

BELEZA DO FUTURO: AS PRÁTICAS DE CONSUMO ENTRE AS
JOVENS DE 15 A 20 ANOS.

RESUMO
O tema deste artigo são os processos identitários e as práticas de consumo a partir dos modos de representação nos signos da beleza e da juventude veiculados nas mídias sociais.
Considerando que as linguagens hipermidiáticas constituem um aspecto de suma importância nos campos da comunicação e do consumo, temos como objetivo conhecer as práticas de consumo relacionadas à beleza entre as mulheres de 15 a 20 anos, das classes A e B, por meio de um levantamento netnográfico nas redes sociais e em blogs do segmento e de uma pesquisa qualitativa com vinte e cinco jovens. Registrar as atitudes comportamentais nos modos de traçar e tratar o corpo feminino e categorizar os vários modelos de corpos identificados que contribuem para a construção do corpo feminino na atualidade também é a intenção desse trabalho. Os resultados alcançados reiteram a hipótese central de que há um ideal de beleza no imaginário feminino, imposto pela mídia, influenciado pelas redes sociais e tutelado pela mãe.
Palavras-chave: blogueiras; beleza do futuro; jovem mulher;

1. Introdução
Este artigo é parte de uma pesquisa denominada Beleza do Futuro em desenvolvimento no biênio 2013/2014, que tem por objetivo conhecer as práticas de consumo relacionadas à beleza e ao consumo entre as mulheres de 15 a 20 anos, das classes A e B. A hipótese central é que há um ideal de beleza no imaginário feminino, imposto pela mídia, influenciado pelas redes sociais e tutelado pela mãe. Que marcas corporais no discurso midiático são decodificadas pelas mulheres na juventude? Quais são as novas práticas de consumo nos saberes e nos modos de tratar o corpo feminino na juventude? Qual o grau de influência das mães quanto ao

Relacionados