15454686846444561651651515165454

47099 palavras 189 páginas
Lista de exercícios Realismo Naturalismo no Brasil Professora Ivani Borges
01 - Considerando o fragmento do romance Quincas Borba, de Machado de Assis, transcrito abaixo, assinale a alternativa correta.
Rubião fitava a enseada eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela da grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora! Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe dera recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.
a) O narrador Quincas Borba conta a história do amigo Rubião, para quem transferira a casa de Botafogo como pagamento de uma dívida.
b) Rubião é focalizado numa fase de encantamento com a profissão de professor.
c) O sentimento de posse de Rubião advém, também, do fato de ele, finalmente, ter conquistado a mulher amada e estar morando com ela na grande casa de Botafogo.
d) Na comparação entre o passado e o presente, Rubião se sente recompensado por ter enriquecido exercendo sua profissão.
e) Cristiano Palha se aproxima de Rubião movido pelo interesse de se apropriar de bens e ascender social e economicamente.
02 - Considerando o romance Quincas Borba, de Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que:
a) na obra é focalizada, dentre outros aspectos, a vida de Rubião na corte imperial.
b) Rubião muda-se para o Rio de Janeiro com a intenção de melhor usufruir dos bens que o amigo Quincas Borba lhe deixara.
c) sem compreender, de fato, o significado do aforismo ao vencedor, as batatas! Rubião é devorado pelo jogo ambicioso de Sofia e Palha.
d) a morte de Rubião equipara-se à de Quincas Borba pois ambos morrem em estado de demência.
e) o aforismo ao vencedor, as

Relacionados