Modelo Burocratico da Adm

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013

Agamêmnom Souza

Professor Agamêmnom Rocha Souza, Mestre/UERJ Curso de Ciências Contábeis (Coordenador) - UniFOA.
E-mail: agamemnom.souza@riosulnet.com

 
 

06/04/2009 09:12:44 por Agamêmnom Souza | Categoria Notícias


Max Weber e o Modelo Burocrático de Organização
 
A burocracia representa um modelo de organização social, que dominou o mundo a partir do século XIX, tendosido bem interpretada e popularizada pelo sociólogo alemão Max Weber. Posteriormente, seus pressupostos fundamentais foram transpostos para o campo da administração, na forma de um modelo de gestão largamente adotado pelas organizações. O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível. Seusprincipais postulados são:
·Caráter legal das normas e regulamentos – as organizações burocráticas procuram instituir normas para regulamentar cada procedimento administrativo ou operacional.
·Impessoalidade nas relações – pretende-se que as decisões sejam tomadas de maneira impessoal, ou seja, que não existam privilégios para determinados grupos ou pessoas.
·Hierarquia da autoridade – a burocraciaprevê a obediência estrita à hierarquia, devendo cada empregado limitar-se ao relacionamento com seu chefe imediato.
·Rotinas e procedimentos padronizados – cada tarefa deve ser rotinizada, de modo a ser executada sempre de maneira padronizada
·Competência técnica e meritocracia – o merecimento, entendido como qualificação técnica e capacidade, deve ser a base dos sistemas de recompensa epromoção.
Gifford e Elizabeth Pinchot destacam que a burocracia firmou-se como o modelo de gestão básico da maioria das organizações do século XX, pelo fato de atender a diversas das necessidades das empresas da chamada era industrial. Ele aumentou a eficácia da hierarquia, reduzindo os abusos de autoridade e trazendo uma maneira mais eficiente de gerenciamento das tarefas complexas que foram seapresentando à medida em que as instituições cresciam. A burocracia criou, conforme destacam esses autores, um sistema capaz de gerir de forma adequada a produção mecanizada, padronizada, de larga escala e com maciços investimentos financeiros que caracteriza o capitalismo industrial.
Apesar de pretender dotar as organizações de confiabilidade e segurança administrativa, o modelo burocrático costumaocasionar uma série de disfunções, acabando por comprometer a eficiência, a eficácia e a efetividade da gestão. As principais disfunções observadas são as seguintes:
·Inflexibilidade – o excesso de normas e de padronização de rotinas, aliado à rigidez hierárquica, dificulta sobremodo a adaptação das decisões quando as circunstâncias específicas assim o recomendaria.
·Excessiva concentração dasdecisões – a hierarquia rigorosa faz com que praticamente todas as decisões precisem ser tomadas pela cúpula, gerando lentidão e, muitas vezes, inadequação no processo decisório
·Descomprometimento – submetidos a normas e rotinas pré-definidas e não possuindo nenhuma autonomia, os funcionários tendem a não se sentir responsáveis pela qualidade dos serviços que prestam.
·Formalismo excessivo – naorganização burocratizada só tem valor o que é formalmente instituído, o que está explícito nas normas e regulamentos. Tudo o que foge às mesmas é desconsiderado, ainda que se revele importante ou sensato.
·Supervalorização dos meios – as rotinas administrativas, tipicamente atividades-meio, tendem a ser excessivamente valorizadas neste tipo de organização.
·Favorecimento à corrupção – costumamser criadas enormes dificuldades ao atendimento das necessidades dos clientes, em função da rigidez das normas e do descomprometimento dos funcionários. Com isso, logo aparecem pessoas desonestas que “vendem facilidades”. Ou seja, a proliferação de barreiras burocráticas favorece a disseminação da corrupção.
·Corporativismo – é natural que as corporações desenvolvam o chamado “espírito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo burocratico
  • Modelo burocratico
  • Modelo burocratico
  • MODELO BUROCRATICO
  • Modelo burocratico
  • Max weber e o modelo burocratico
  • Modelo burocrático e Teoria Estruturalista
  • Teoria do Modelo Burocratico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!