147664910388

1211 palavras 5 páginas
Movimentos sociais são medidas que tomamos em conjunto com determinadas pessoas que pensam como nos.
Como diferenciar um movimento social de outras ações detidas, que não necessariamente possam ser consideradas como movimentos sociais.
Por novos movimentos sociais compreendem-se os movimentos das mulheres, ecológicos, contra fome, violência e outros,sinalizando em principio um distanciamento do caráter classista que se configurava nos movimentos sindicais,operários em torno do mundo do trabalho, o que não significa que em determinados momentos históricos possam assumir uma contraposição com o sistema econômico social vigente.
Para Gohm (1995, P 44) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sócio político, construídas por atores sociais pertinentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam se à partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de conflitos litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do principio da solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.
Um movimento, além da teoria,requer condições para aplicação pratica, não apenas do conceito,mas de todo conhecimento agregar de durante o desenvolvimento dos trabalhos.
São as ações sociais

Temas: campanha para uma alimentação saudável;
-o que comer? Porque comer bem? Como prevenir algumas doenças através da boa alimentação?
Obesidade-resultado de ma alimentação? Etc.

-E agora mãe?
Tema : gravidez na adolescência – o fator físico e psicológico.
O que e ser mãe na sociedade atual? Objetivo

-Esporte e Cidadania
-Temas: esporte e transformação.
-Como o indivíduo pode mudar o seu comportamento através do esporte.

-Trabalho infantil

Relacionados

  • 147664910388
    444 palavras | 2 páginas
  • 147664910388
    444 palavras | 2 páginas