143845040370

6161 palavras 25 páginas
. Apostila de Ciências
Nivelamento

Capítulo 1

Os seres vivos
Nos seres vivos encontram-se apenas alguns grupos de substâncias: açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.
Composição química aproximada de uma bactéria típica e uma célula típica de mamífero.
Componente
Bactéria - E. coli
Célula de mamífero
Água
70 %
70 %
Íons Inorgânicos (Na, K, Mg, Ca, Cl, etc.)
1 %
1 %
Pequenos Metabólitos
3 %
3 %
Proteínas
15 %
18 %
RNA
6 %
1,1 %
DNA
1 %
0,25 %
Fosfolipídios
2 %
3 %
Outros Lipídios
---
2 %
Polissacarídeos
2 %
2 %
Volume total da Célula
2 x 10^-12 cm cúbicos
4 x 10^-9 cm cúbicos
Volume Relativo da Célula
1
2000

Existem grandes diferenças entre os inúmeros tipos de seres vivos que habitam a Terra. O que eles possuem em comum é a "vida". Todos são capazes de realizar as funções de nutrição, de reprodução e relação. Os seres vivos desempenham várias atividades ao longo de sua existência para manter a vida ou para realizar a reprodução.
Segundo a teoria celular, estabelecida em 1939, "todos os seres vivos são formados por células". Cabe aqui ressaltar uma exceção a essa regra, o vírus, um organismo mais simples que a célula, que se caracteriza como ser vivo pela sua capacidade reprodutiva.

As células são vivas e são a menor porção do ser vivo que mantém suas características: movimentam-se, têm reações aos estímulos físicos e químicos, crescem, desenvolvem-se, reproduzem-se (toda célula origina-se de outra célula). Podemos, então, definir célula como a unidade fundamental dos seres vivos.

A estrutura da célula
Em cada espécie de ser vivo as células se organizam de forma diferente. Apesar de existirem diversos formatos e tamanhos de células, todas possuem a mesma estrutura básica: membrana, citoplasma e núcleo.

A membrana plasmática separa uma célula da outra e controla o que entra e o que sai da célula. A membrana é

Relacionados