1431553824002

1542 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: pedagogia

neiva cristina barreto silva

A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL E AS ATIVIDADES LUDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ESPINOSA-MG
2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa tem o intuito de fazer uma abordagem sobre a importância das atividades lúdicas relacionadas com a literatura infantil para o desenvolvimento de crianças da educação infantil.
Para a realização deste trabalho de pesquisa buscou-se informações a importância das atividades lúdicas aliada com a literatura infatl favorecem o desenvolvimento das crianças. E também fez-se algumas leiuras de livros de literatura infantil e percebe-se que as historias infantis são de uma magia para as crianças, pois ao estar em contato com estas literaturas a criança desperta sua criatividade.
Sabe-se que A literatura infantil está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. Porém quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos, e o mundo da escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada.
Observa-se que no contexto escolar a literatura infantil aconteça de forma dinâmica, por meio de práticas docentes geradoras de estímulos e capazes de influenciar de maneira significativa o desenvolvimento de habilidades orais, leitoras, escritoras, motoras e intelectuais da cfriança.
A Literatura infantil para alfabetizar crianças de forma prazerosa na escola, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão de ideias, o prazer pela leitura e pela escrita, também deve estar aliadas com atividades lúdicas.
Assim, para que a criança aprenda a ter noções de ler e escrever, e outras habilidades é preciso que conheça as letras e

Relacionados