1426280169525

462 palavras 2 páginas
Serviço Social
Disciplina
Profa.
Aula - 2
Semestre

Metodologia Científica
Clarice da Luz kernkamp
TIPO DE PESQUISAS


Aula Atividade
Objetivo da Atividade:
Sensibilizar para os danos causados pelo plágio na vida acadêmica e profissional.

Orientações:
Prezado aluno(a)
A partir do texto, levantem as principais “ consequências do plágio” para o aluno, para o autor e para o meio acadêmico em geral.

PROBLEMA NO MEIO ACADÊMICO: PLÁGIO
Marília Aguiar. J. de Amorim1

INTRODUÇÃO
A palavra plágio vem do latim plagiu, plágios, oblíquo, indirecto, astucioso, copia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua. Plagiar assinar como seu, imitar literalmente. Essas definições de plágio foram encontradas no Dicionário Aurélio, e o plágio é a copia, fiel ou não de uma obra que foi escrita por outra pessoa, é roubo e deve existir punição severa, mas não é o que acontece na realidade brasileira.
Existe um aumento significativo de alunos pegos em plágio, apesar das adversidades alguns professores estão atentos para os trabalhos feitos pelos alunos e a sua autenticidade, mas também existem professores que não estão tendo o mínimo esforço para a descoberta do plágio, e caso o mesmo seja descoberto o aluno se quer tem punição.
AS FORMAS DE PLÁGIO E SEU DESENVOLVIMENTO

UNOPAR VIRTUAL

Serviço Social
O plágio é uma copia que uma pessoa ou grupo de pessoas fazem dos mais variados temas e assuntos, segundo Vasconcelos (2007, p.4):
O plágio se caracteriza pela apropriação de idéias ou palavras de outrem sem o devido crédito, mesmo que acidental. Segundo a universidade, "o plágio é considerado uma prática muito séria na educação superior no Reino Unido.
Mesmo que uma pequena seção de seu trabalho contenha plágio, é possível que a nota zero seja atribuída a ele... Em casos mais extremos, você pode ser expulso da universidade".
Para Romancini (2007):
O plágio caracteriza-se como uma falsa atribuição de autoria, uma apropriação indevida de trabalho de um autor por outro

Relacionados