03 ListadeExercicios Cinematica 20150320143410

994 palavras 4 páginas
FACULDADE PITÁGORAS - CAMPUS IPATINGA/MG
CURSO: EGC/EGE/EGP/EGCA/EGM
DISCIPLINA: Física Mecânica
PROFESSOR: Allyson J. S. Brito
NATUREZA DO TRABALHO: 3ª Lista de Exercícios – Cinemática

1. A figura abaixo mostra nove gráficos de posição, velocidade e aceleração para objetos em movimento ao longo de uma linha reta. Indique os gráficos que correspondem às seguintes condições: (a) A velocidade é constante, (b) a velocidade muda o sentido, (c) a aceleração é constante, a aceleração não é constante. (e) Quais os gráficos de posição, velocidade e aceleração podem representar simultaneamente um mesmo tipo de movimento? Identifique essa representação informando se o movimento é: uniforme ou uniformemente variado ou variado somente.

2. Uma semente de melancia possui as seguintes coordenadas: x = − 5,0 m , y = 8,0 m , z = 0,0 m . Considerando que o ponto origem é (0;0;0) , determine:
a) O vetor posição na notação de vetor unitário;
b) O módulo do verto deslocamento.
c) Um ângulo em relação ao sentido positivo do eixo x.
3. No instante em que um sinal de trânsito fica verde um automóvel começa a se mover com uma aceleração constante a de 2,2 m/s 2 . No mesmo instante um caminhão, que se move com uma velocidade constante de 9,5 m/s , ultrapassa o automóvel. (a) A que distância do sinal o automóvel alcança o caminhão? (b) Qual é a velocidade do automóvel nesse instante?

4. Uma motocicleta está se movendo a 30 m/s quando o motociclista aciona os freios, imprimindo à motocicleta uma desaceleração constante. Durante o intervalo de 3,0 s imediatamente após o início da frenagem a velocidade diminui para 15 m/s . Que distância percorre a motocicleta desde o início da frenagem até parar?
5. Em um videogame, um ponto é programado para se deslocar na tela de acordo com a função x ( t ) = 9,00t − 0,750t 3 , onde x está em centímetros em relação à extremidade esquerda da tela e t é o tempo em segundos. Quando o ponto chega a uma das extremidades da tela, x = 0 ou x = 15 cm , o valor

Relacionados