141223770345

23508 palavras 95 páginas
A História dos Computadores
Os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista anteriormente.
Sejam em casa, na escola, na faculdade, na empresa, ou em qualquer outro lugar, eles estão sempre entre nós. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, mas sim há mais de sete mil anos atrás.
Ábaco, a primeira calculadora da história
Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comercio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem.
Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a. C., pelos povos que constituíam a
Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas:
Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão, etc. Cada um destes povos possui uma versão de específica desta máquina, entretanto, preservando a sua essência original. Seu nome
Roma antiga era "Calculus", termo de onde a palavra cálculo foi derivada.
Sobre as operações matemáticas, ele é bastante útil para a soma e subtração. Já a multiplicação e divisão, o ábaco comum não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas que padrão.
Régua de Cálculo
Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, sendo a principal ferramenta de cálculo por muito tempo. Porém, os principais intelectuais da época do renascimento necessitavam descobrir maneiras mais eficientes de efetuar cálculos.
Em 1638, William Oughtred, iniciou uma pesquisa que permitiu a criação da tabela de multiplicações logaritmos, que foi idealizada pelo escocês John Napier.
A multiplicação de números muito grandes era

Relacionados