1409 FiloTecno 2015 1 3

4441 palavras 18 páginas
II

TECNOLOGIA

A Realidade Tecnológica

Técnica e tecnologia

O experimentalismo científico e o grande surto tecnológico ocorridos na Idade Moderna tornaram vertiginosas as mudanças sociais. É sabido que hoje se calcula conhecermos pouquíssimo de nossa própria trajetória de seres humanos sobre a Terra. A parte histórica (documentada) desta trajetória é ínfima em comparação com a parte pré-histórica (não-documentada), que se perde nos tempos. Contudo, basta que focalizemos as Idades históricas segundo a periodização tradicional para constatarmos a aceleração produzida pela ciência e pela técnica.
Vejamos:

1º. — IDADE ANTIGA (Antiguidade Clássica): duração aproximada de 12 séculos.
2º. – IDADE MÉDIA: duração aproximada de 10 séculos.
3º. — IDADE MODERNA (no princípio da qual emerge o experimentalismo científico): duração de 4 séculos.
4º. – IDADE CONTEMPORÂNEA: se tomada com as características que se delinearam por volta de 1914, na Segunda Guerra Mundial, não terá talvez duração que atinja os 100 anos.

Isto posto, não é difícil perceber o efeito de impacto produzido pelas novas orientações dadas à ciência e à técnica a partir do século XVI. Todavia os mais importantes eventos técnicos remontam à pré-história, quando as necessidades reais receberam eficiente atenção do ser humano. “Poderíamos viver sem muitas das falsas necessidades modernas como eletricidade, televisão, automóveis etc., mas acharíamos a vida quase intolerável sem os alimentos, o fogo, os instrumentos simples, a agricultura, a linguagem e outras invenções sociais que o homem primitivo nos legou,1 diz-nos Schwartz. Este fenômeno que muitas vezes parece-nos recente — a técnica — tem uma gênese verdadeiramente remota. Devemos ao homem das cavernas, ao caçador do paleolítico, inovações da maior significação como o uso do fogo, a construção da linguagem e a invenção dos eficientes modos de caçar. A este rude antepassado nosso devemos também a

Relacionados