1408029 Intraempreendedorismo

1893 palavras 8 páginas
Intra-empreendedorismo em organizações hospitalares: ilusão ou realidade?

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
Os estudos na área do empreendedorismo mostram que as características do empreendedor ou do espírito empreendedor, da indústria ou da instituição, não é um traço de personalidade. Para Meredith, Nelson e Neck “Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
De acordo com Degen (1989) a característica multidisciplinar do empreendedorismo, tem gerado visões distintas, contudo, há uma grande convergência em apontar que o empreendedorismo consiste no fenômeno da geração de negócio em si, relacionando tanto com a criação, quanto com a expansão de alto já existente. Enfim, para Schumpeter (1984) o empreendedor é capaz de desmontar uma ordem econômica existente introduzindo produtos ou serviços, por meio da criação de novas formas de organização ou ainda explorando os recursos disponíveis em determinado momento. Além de possuir todas as habilidades citadas anteriormente, o profissional deve ter a capacidade de empreendê-las (CARVALHO FILHO, 2002).

Diferença entre o empreendedorismo tradicional e o Intra – empreendedorismo
Empreendedor
Usa capital próprio;
Cria toda a estrutura operacional;
Maior poder de ações sobre o ambiente;
Fracasso parcial significa perda de dinheiro;
Fracasso total significa falência;
Ele é o chefe;
Monta sua própria equipe;
99 "não" e 1 "sim" significam oportunidade de sucesso;
Salário? Depende?.
Intra-empreendedor
Usa o capital da

Relacionados