140141040574

5557 palavras 23 páginas
CONCEITO DE CONTABILIDADE NAS EMPRESAS COMERCIAIS CONCEITO DE CONTABILIDADE
“É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante registro, demonstração expositiva e revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”(Hilário Franco).
Esse estudo, feito pela Contabilidade, abrange todo e qualquer patrimônio, seja ele pertencente a um indivíduo ou a uma entidade de qualquer natureza. Quando a Contabilidade estuda os patrimônios pertencentes às empresas mercantis. Ela é denominada de “Contabilidade Comercial”, ou seja, é a Contabilidade Geral aplicada às empresas comerciais.
CONCEITO DE CONTABILIDADE COMERCIAL
“É o Ramo da Contabilidade, aplicado ao estudo, controle e interpretação dos fatos ocorridos no patrimônio das empresas comerciais, mediante registro, demonstração expositiva e revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da atividade mercantil”.
CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE COMERCIAL
O campo de aplicação da Contabilidade Comercial é constituído pelas empresas comerciais. Como as empresas comerciais possuem características que as distinguem das demais empresas, a Contabilidade Comercial deverá ser assim chamada quando o registro e as demonstrações por ela elaboradas evidenciem essas características, que se consubstanciam na compra e venda de mercadorias.
FINALIDADE DA CONTABILIDADE COMERCIAL
A Contabilidade Comercial terá por finalidade mostrar as variações verificadas no patrimônio, em virtude da realização das operações de compra e venda.
O PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS COMERCIAIS CONCEITOS DE PATRIMÔNIO
“É o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou de uma entidade, ou seja, é o conjunto de bens, direitos e obrigações, mensuráveis em dinheiro, pertencentes a uma

Relacionados